para você entra em forma com saúde

Orégano um substituto natural para o sal

Os brasileiros consomem muito mais sal do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde. A recomendação da OMS é de 5 g de sal por dia, porém, consumimos em média 12 g diárias.

O exagero se reflete na saúde. O número de casos de hipertensão é cada vez maior, até mesmo entre jovens. Outros problemas relacionados à pressão alta, como as doenças cardiovasculares, também são bastante comuns.

Orégano um substituto natural para o sal

Substituindo o Sal Por Orégano

Para evitar todos esses problemas, é fundamental reduzir a quantidade sal que ingerimos. Um estudo feito aqui no Brasil aponta uma interessante solução: a substituição do sal por orégano. O tempero dá sabor e ainda é muito benéfico para a saúde.

Pesquisadores da USP de Ribeirão Preto resolveram investigar mais sobre o consumo de sal por pessoas hipertensas. Com as observações da pesquisa, eles notaram que quem sofre com a pressão tende gostar de comida mais salgada, o que pode explicar a origem do problema. Os estudiosos descobriram também que o consumo do sal pode ser reduzido com o uso do orégano. A erva, ao que parece, dá mais sabor aos alimentos, diminuindo a necessidade de salga-los.

Para a pesquisa, foram analisados 120 voluntários de diferentes idades. Alguns deles apresentavam problemas de pressão alta, mas não todos. Todos os participantes foram convidados a experimentar 3 receitas diferentes de pão: uma com 1,2% de sal, outra com 1,8% de sal (média usada nas padarias brasileiras) e a última bem salgada, com 2,4% de sal.

O que se notou foi que os pacientes que não tinham pressão alta optaram, em sua maioria, pela receita padrão, com quantidade média de sal. Por outro lado, os hipertensos preferiram o pãozinho mais salgado. Os pesquisadores viram que, independente da idade, havia uma relação entre o gosto pelo sal e elevação da pressão. Os participantes com maior risco de problemas de saúde, como derrame e infarto, foram justamente os que decidiram pela receita prejudicial.

A partir dessa primeira constatação, os pesquisadores da USP de Ribeirão Preto decidiram criar uma nova receita de pão, dessa vez temperada com orégano. Curiosamente, a preferência dos participantes mudou depois da inclusão da erva. O mesmo teste foi repetido, com resultados diferentes: todos os voluntários, hipertensos ou não, preferiram os pães menos salgados, porém temperados com orégano.

Não existe uma explicação clara para o resultado, mas o mais plausível é que o orégano realce o sabor dos alimentos. Assim, podemos usar menos sal sem interferir na apreciação de pães e outras receitas do dia a dia. A troca de sal por orégano pode ser feita em qualquer prato salgado. A dica é acrescentar a erva seca depois do preparo, como uma forma de finalização. Assim, todos os nutrientes são preservados. Hipertensos que realizaram a substituição conseguiram baixar a pressão e até abandonar os medicamentos de uso diário.

Receita do Sal de Ervas

Se você quer reduzir a quantidade de sal usada diariamente, vale a pena preparar em casa o sal de ervas. A receita do tempero natural é feita com várias ervas aromáticas e saborosas, incluindo o orégano. Assim, com quantidades menores de sal você deixa qualquer prato gostoso e muito mais saudável.

Os ingredientes necessários são:

Coloque todas as ervas com o sal no liquidificador e bata até obter um pó. Depois guarde a mistura em um recipiente com tampa. Recomendamos que você use o sal marinho porque ele tem o gosto acentuado e menor teor de sódio, o que ajuda a regular a pressão. Ele se assemelha ao sal grosso e não tem acréscimo de iodo.

O ideal é usar a mesma quantidade do tempero que você costumar usar de sal. Se você tem o hábito de acrescentar 1 pitada de sal na salada, use 1 pitada do sal de ervas. Assim, a quantidade de sal será menor no decorrer do dia. Com o passar do tempo, seu paladar de habituará aos alimentos pouco salgados, mas repletos de sabor.