para você entra em forma com saúde

Benefícios da Gelatina

Extraída de ossos e cartilagens de animais como os bovinos, a gelatina é uma proteína mais conhecida como colágeno, ótimo para tornar a pele mais firme, tem ação cicatrizante e fortalece os nossos ossos e articulações. O colágeno também ajudar na formação dos músculos, sem acrescentar muitas calorias na alimentação diária.

Benefícios da Gelatina

Benefícios Para a Dieta e Saúde

Para quem quer emagrecer, as gelatinas diet e light são sobremesas com baixo teor calórico, que reduzem o apetite e a flacidez que ocorre com a perda de gordura. Por isso, muitas dietas incluem porções de gelatina no cardápio diário. Como você verá adiante, a combinação do colágeno com chás naturais também servem para a perda de peso.

Voltando a falar da importância do colágeno, ele é fundamental para a formação de todos os tecidos. Por isso, o consumo de gelatina melhorar a cicatrização da pele. Se você tem problemas como eczemas e espinhas, esse efeito cicatrizante melhora o aspecto da pele e previne o aparecimento e manchas.

Por conter aminoácidos como a glicina e a prolina, a gelatina também atua no combate a inflamações. Essas substâncias regulam o funcionamento do sistema imune, responsável pelas reações inflamatórias. Atualmente, vários estudos mostram que os processos inflamatórios crônicos podem ser a causa da obesidade, do diabetes, do colesterol alto e até mesmo de alguns tipos de câncer. Assim, a gelatina desempenha papel importante na prevenção desses problemas.

Pesquisas mostram ainda que a glicina pode trazer melhoras consideráveis na qualidade do sono. Isso acontece porque o aminoácido estimula a produção de neurotransmissores como a serotonina, que atuam sobre o humor e o descanso. Na prática, o consumo da gelatina ajuda a dormir bem, além de aumentar a sensação de bem estar.

A gelatina também contém queratina, uma proteína que compõe os fios de cabelo, pele e unhas. O consumo regular de gelatina faz com que os cabelos se tornem mais fortes e brilhantes, cuidando dos fios de dentro para fora. Esse efeito positivo também pode ser observado nas unhas e na pele.

Gelatina Para Emagrecer

Como se não bastassem todos esses benefícios, a gelatina ainda é uma parceira das dietas. Quando ingerido, o colágeno torna a absorção de açúcares e gorduras mais lenta. Assim, a sensação de saciedade trazida pelo ato de comer é prolongada, reduzindo a fome durante algumas horas.

Outro benefício importante para o emagrecimento é o estimulo ao funcionamento metabólico. Quando o metabolismo funciona melhor, o organismo passa a gastar mais energia. Esse processo faz com que a queima de calorias seja maior durante o dia, facilitando o controle do peso.

Para aproveitar essas propriedades nutricionais da gelatina, é preciso ter alguns cuidados ao prepara-la. Para começar, é melhor utilizar a gelatina diet ou light, que não tem contém açúcar. Você também não deve incluir ingredientes calóricos, como creme de leite e leite condensado, pois eles vão acabar com os benefícios emagrecedores da gelatina.

Chá de Gelatina

Uma combinação que vem fazendo sucesso é a mistura da gelatina como chás emagrecedores. O colágeno potencializa o efeito emagrecedor das ervas, porque diminui o apetite e melhora o metabolismo. Para fazer a receita, você vai precisar de:

Os chás mais indicados são o verde, o vermelho, o de hibisco e o de gengibre. Coloque o chá escolhido em infusão na água fervente por cerca de 30 minutos. Dilua a gelatina com um pouco da água quente e depois acrescente a água gelada. Retire os sachês de chá da água e misture coma gelatina. Guarde em uma garrafa e leve à geladeira. Tome o chá de gelatina de 2 a 3 vezes por dia entre as refeições principais.