para você entra em forma com saúde

Benefícios do Café da Manhã

Você sabia que o hábito de tomar café da manhã pode ajudar na perda de peso, isso porque quem come ao acordar tem menos fome durante o dia e por isso faz melhores escolhas nutricionais. E ainda evita lanchinhos calóricos no meio do dia. Com o corpo equilibrado com proteínas e fibras perdemos a compulsão por doces e frituras.

Benefícios do Café da Manhã

Café da manhã ajuda na manutenção da saúde

Um estudo publicado em 2010 examinou os hábitos alimentares de milhares de australianos por vinte anos e aqueles que pulavam o café da manhã em qualquer idade pesavam mais e tinham cinturas maiores. Além de apresentarem maiores níveis de colesterol ruim e o costume de comer comidas menos saudáveis.

Mas a quantidade e qualidade alimentar pela manhã importa! Os pesquisadores também alertaram que se a pessoa quiser perder peso é bom maneirar nas calorias. O ideal é procurar um nutricionista de confiança para que avalie o tipo de café da manhã ideal para sua dieta e seu estilo de vida.

Abaixo vão algumas dicas de alimentos que com certeza vão manter seu metabolismo e energia a mil ao longo do seu dia.

Cereal e Aveia

Cereal - O cereal é o alimento ideal para começar o seu dia. É rico em cálcio, vitaminas, ferro, proteínas e fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Uma xícara de alguns cereais suprem 40% da cota de fibras indicada pela Organização Mundial da Saúde. É um grande começo para seu dia.

Mas cuidado! O mercado está cheio de cereais açucarados e cheio de calorias. É bom dar uma olhada na tabela nutricional. Há ainda aqueles com quinoa, linhaça e outros grãos que já fazem bem para saúde. O site Fechandooziper pode te ajudar avaliar a quantidade de aditivos e nutrientes certos para seu objetivo. Não se esqueça de consultar seu nutricionista.

Aveia - A aveia é um tipo de cereal, mas merece uma explicação à parte. Ela é rica em vitamina E, zinco, cobre, ferro, selênio, manganês e magnésio. Além de emagrecer devido à presença de fibras solúveis e insolúveis, a fibra beta glucana vai limpar seu cólon e acabar com problemas de prisão de ventre. E vai liberar energia para que o organismo remova toxinas.

A aveia ainda ajuda no controle do colesterol; a fibra solúvel reduz o colesterol ruim do corpo, sem diminuir o colesterol bom.

Os índices de açúcar no sangue vão ficar regulados. A aveia tem um índice glicêmico baixo e diminui a velocidade da absorção de açúcar de qualquer comida com base de amido que você coma em seguida, e por isso é altamente indicado para pacientes diabéticos. o ideal é o consumo de aveia em flocos de marca confiável e ficar de olho no rótulo sempre atenta a qualquer adição de açúcar ou outros ingredientes que favorecem o ganho de peso.

Ovos e Alimentos Integrais

Ovos - Depois de anos sendo o vilão da alimentação, o ovo está liberado: ele até ajuda a emagrecer! Isso porque o ovo demora mais para ser digerido pelo organismo, o que te deixa mais tempo saciado. O ovo ainda é pouco calórico: tem a mesma quantidade de caloria que uma fruta, 70g. Pesquisas ainda revelaram que aqueles que comiam dois ovos pela manhã emagreceram 65% mais do que aqueles que comiam pão, e ainda reduziram a cintura em 34% e diminuíram a gordura em 16%. O ovo ainda melhorou as taxas de colesterol bom, e não aumentou o colesterol ruim.

Alimentos Integrais - Os alimentos integrais são essenciais para quem pensa em emagrecer. Para entender: alimento integral é aquele que sua estrutura não é modificada pela industrialização mantendo as vitaminas, enzimas, gorduras saudáveis, minerais e fibras.

Massas, cereais, aveia, farinha, cookies, e outros alimentos integrais devem ser consumidos com cuidado, já que são carboidratos. Mas não se assuste! Carboidratos devem estar presente em um café da manhã saudável. Esses alimentos integrais não permitem que o índice glicêmico do seu café da manhã seja alto. As calorias de um pão branco e um pão integral são geralmente a mesma, mas há maior presença de fibras no produto integral e por isso são melhores para o funcionamento do organismo. Os grãos integrais ainda protegem contra a obesidade, prisão de ventre, doença do coração e diabetes tipo 2.

Iogurte, Frutas e Café

Iogurte - O iogurte pela manhã, além de ser delicioso, ajuda na manutenção do cálcio no sangue. Assim, ela estimula a vitamina D, que favorece a perda de peso. O cálcio ainda reduz o risco do hormônio calcitriol estimular a entrada do mineral nos adipócitos, que impede a queima de gordura. Outra vantagem é que a versão desnatada, com 76% menos calorias que o normal, tem mais cálcio e mais proteína.

E se você evita derivados de leite porque pesa no estômago, não se preocupe! No iogurte a proteína do leite está parcialmente digerida graças às bactérias que fermentam a bebida. Mas cuidado com adição de sabores e açúcares, o ideal é o iogurte natural desnatado - e você pode acrescentar frutas e cereais para melhorar o sabor.

Frutas - Frutas são um ótimo alimento no início do dia. A banana, por exemplo, regula o intestino e combate a retenção de líquidos. Ela é ótima para quem vai pra academia logo depois do café: ela turbina os resultados dos exercícios físicos já que tem alto teor energético e não te deixa cansar facilmente. Mas não exagere, uma banana é suficiente pela manhã, já que ela é rica em calorias. Já o mirtilo é uma das frutas mais potentes no combate a gordura abdominal, e ainda dá disposição e ajuda a desinchar.

Mas o queridinho do momento é o abacate. Isso porque estudos recentes descobriram uma série de benefícios da fruta como a redução da síndrome metabólica ( que desencadeia diabetes e ganho de peso). O abacate tem muita gordura boa e aumenta a sensação de saciedade e adia a fome. Ele ainda diminui a carga glicêmica da comida e reduz a inflamação nas células, resultando em menos gordurinhas no corpo. Para ficar mais gostoso, você pode passar a banana e o abacate amassados na torrada, e assim ter um café da manhã mais completo.

Café - E claro, não podia faltar o famoso cafezinho. O café age como preparo para a perda de gordura, mobilizando o tecido adiposo e por consequência o corpo tem mais disponibilidade para queimar gordura. Tomar alguma bebida com cafeína uma hora antes de fazer exercícios pode acelerar em até 15% a queima de calorias. Mas não exagere no açúcar!