para você entra em forma com saúde

Benefícios da Aveia na Alimentação

Muitos estudos vêm sendo realizados para investigar os benefícios da Aveia para a nossa saúde e os resultados são bastante positivos. Hoje se sabe que quem come aveia com regularidade pode obter melhorias consideráveis nas mais diferentes funções do organismo. O segredo está nos componentes nutricionais desse alimento, que atuam de modo benéfico no corpo humano.

Benefícios da Aveia na Alimentação

Benefícios da Aveia

Com relação aos nutrientes, é possível afirmar que aveia é fonte de carboidratos, proteínas, minerais e vitaminas, sobretudo as do complexo B. Além disso, ela contém uma quantidade grande de fibras alimentares, que são as grandes responsáveis pelo benefício do grão.

As fibras podem ser categorizadas em dois tipos: as solúveis e as insolúveis. As fibras insolúveis, como o próprio nome indica, não são solvidas em água. Elas têm função importante no funcionamento do intestino, pois tornam o bolo fecal mais consistente, facilitando sua adequada eliminação. Já as solúveis se unem às moléculas de água formando uma espécie de gel, que dificulta a absorção de gorduras a açúcares durante a digestão.

A aveia possui um alto teor de beta-glucanas – fibras que compõem o grupo das insolúveis. Por isso, ela ajuda no controle do colesterol e do diabetes, bem como favorece o emagrecimento. O gel formado pela junção das beta-glucanas com a água funciona como uma cola, que fixa as partículas de gordura e faz com que elas sejam eliminadas pelas fezes. Outro benefício é a sensação de saciedade prolongada, proporcionada pelas fibras, que reduz a necessidade de ingestão de alimentos.

Com a redução nos índices de gordura absorvidos pelo organismo, fica mais fácil evitar o aparecimento de doenças do coração. Esse efeito é potencializado pela presença das substâncias antioxidantes, que dificultam a oxidação da gordura e, consequentemente, a formação de placas no interior das artérias. Os antioxidantes ainda combates os radicais livres, que têm ação tóxica sobre as células. Assim, o consumo de aveia pode combater o envelhecimento celular precoce, prevenindo doenças como o Alzheimer e a catarata.

Os minerais contidos na aveia, como o zinco e o selênio também integram a lista de agentes do bem. O zinco é essencial para o bom funcionamento do sistema imunológica e participa dos processos de cicatrização nos tecidos. O selênio contribui para a produção de hormônios pela tireoide, melhora a circulação sanguínea e previne a contaminação do organismo por metais pesados.

Emagrecendo Com Aveia

Agora que você já conhece os principais efeitos positivos da aveia para a nossa saúde, é hora de falar um pouco mais sobre a ação do cereal na sua dieta. Durante muito tempo a aveia foi tratada como um alimento “engordativo”, por ser fonte de carboidratos e bastante calórica. No entanto, essa visão tem mudado por causa dos benefícios das beta-glucanas.

Como vimos antes, essas fibras solúveis tornam a absorção da gordura e do açúcar mais difícil. Dessa forma, a ingestão de aveia pode contribuir para uma dieta de perda de peso, ainda que sejam necessários alguns cuidados em relação ao consumo.

Uma porção com 100 gramas de aveia em flocos tem, em média, 350 kcal. Não precisa ser especialistas no assunto para perceber que o índice calórico é elevado. Então, o consumo do cereal com exagero pode causar uma elevação do peso. Dito de outro modo, se você comer 3 potes grandes de mingau de aveia com bastante leite e açúcar todos os dias, engordar é o mais provável.

Porém, que ingere quantidades pequenas da aveia todos os dias, juntamente com uma dieta balanceada, pode emagrecer mais rapidamente. Segundo os nutricionistas, 3 colheres de sopa do cereal diariamente são o suficiente para que você aproveite todos os benefícios comentados aqui, inclusive o potencial emagrecedor.

Sugerimos também que você tenha um pouco de atenção com a forma como ingere a aveia. Papas e mingaus devem ser preparados com leite desnatado e apenas um pouquinho de mel ou açúcar mascavo. Quem gosta de granola, que combina aveia com outros cereais e frutas, precisa maneirar na quantidade e, de preferência, comer o produto sem açúcar (diet). Como a aveia vai bem com quase tudo, aposte nas misturas com frutas ou até mesmo na salada!