para você entra em forma com saúde

Lista de Alimentos Termogênicos Para Você Perder Peso

Os alimentos termogênicos aceleram o metabolismo e, por isso, ajudam no emagrecimento. Veja a lista para incluí-los em sua dieta diária. Você já ouviu falar nos alimentos termogênicos? Eles ganharam fama no mundo da boa forma após estudos comprovarem que possuem efeito emagrecedor. Porém, não existem milagres. O uso de termogênicos pode sim contribuir para o emagrecimento, mas precisa ser acompanhado de uma dieta balanceada e exercícios para que seja eficaz.

Lista de Alimentos Termogênicos Para Você Perder Peso

Para Que Servem os Termogênicos

Os animais de sangue quente, como é o caso dos seres humanos, desenvolveram evolutivamente a capacidade de conservar a própria temperatura corporal. Esse processo é chamado cientificamente de termogênese. Ele pode ser dividido em dois tipos: a termogênese obrigatória, que ocorre no interior das células por meio da manutenção do equilíbrio eletroquímico, e as induzidas, causadas por agentes externos com a temperatura do ambiente e a alimentação.

O tremor do corpo em dias frios, por exemplo, é uma adaptação do organismo induzida pelas temperaturas frias. Quando trememos, o corpo passa a produzir mais energia para se esquentar e manter a temperatura natural do organismo.

O mesmo acontece com alguns alimentos que podem aumentar a temperatura corporal, exigindo o reforço metabólico para a termogênese. Por isso, esses alimentos são chamados de termogênicos. Por elevarem a temperatura, eles aceleram o metabolismo e, consequentemente, aumentam o gasto calórico. Dito de um modo mais simples, precisamos queimar mais calorias para fornecer a energia necessária para a manutenção da temperatura do organismo.

O ganho de peso e o emagrecimento dependem do saldo entre consumo de calorias e gasto energético. Quando o nosso corpo gasta mais energia do que as calorias que recebe, ocorre a perda de peso. Por outro lado, se a ingestão calórica for maior que o consumo energético, o corpo acumula os excessos em forma de gordura.

Essa fórmula explica porque os alimentos termogênicos ajudam no emagrecimento: eles elevam o consumo calórico, favorecendo um saldo negativo. Porém, basta fazer as contas para perceber que essa eficácia depende de um consumo moderado de calorias, ou seja, de alimentos durante o dia.

Em média, os termogênicos podem elevar o gasto energético diário em 5% ou 6%. O gengibre pode aumentar o consumo de energia em até 10% e a pimenta vermelha em até 20%. Porém, essas reações vão depender do seu organismo e da alimentação como um todo. Vale lembrar também que a atividade física estimula o funcionamento metabólico e pode potencializar ainda mais a ação dos termogênicos.

Os Melhores Termogênicos Naturais

Depois de ler tudo isso, é bem provável que você esteja interessado em incluir os termogênicos em sua alimentação. Veja a lista de alimentos para acelerar o seu metabolismo:

Café - ele está presente na vida dos brasileiros, mas nem sempre é visto com bons olhos pela ciência. Em excesso, o consumo da cafeína pode ser prejudicial. Porém, quantidades moderadas são indicadas para ajudar na perda de peso. Algo entre 3 ou 4 xícaras pequenas de café são o máximo que alguém deve tomar por dia sem correr riscos.

Mostarda - esse tempero é mais conhecido na forma do molho que usamos nos sanduíches. No entanto, a semente concentra mais benefícios e sabor. Além de servir para o emagrecimento, ela também é indicada para aliviar dores musculares, melhorar a digestão, desintoxicar o organismo e reduzir o colesterol.

Gengibre - essa raiz poderosa é um dos principais termogênicos disponíveis para a nossa alimentação. Como comentamos antes, o consumo do gengibre pode elevar o gasto calórico em até 10%. Ele também é um anti-inflamatório natural, tem ação descongestionante para as vias respiratórias, combate a náusea e melhora a digestão.

Canela - se você quer perder peso, acrescentar um pouco de canela em pó aos alimentos é uma excelente dica. A especiaria saborosa e aromática acelera o funcionamento metabólico e controla os picos de glicose. O chá feito com alguns paus de canela e gengibre é um emagrecedor eficaz!

Pimenta Vermelha - o sabor ardido da pimenta se deve à presença de uma substância conhecida como capsaicina. Ela é quem eleva a temperatura do organismo, forçando o sistema metabólico a trabalhar. O consumo de 3 g de pimenta por dia pode aumentar o gasto de calorias em até 20% dependendo do seu organismo.

Chá Verde - ele veio do Oriente, mas já faz bastante sucesso no Brasil. O chá de sabor levemente amargo é um termogênico eficaz e também traz outros benefícios para quem quer perder peso. Por atuar como diurético, ele combate o inchaço causado pela retenção de líquidos.

Outros Termogênicos - chá preto, chá branco, chá de hibisco, guaraná em pó, alho, soja, curry, hortelã, chocolate amargo, coco, abacate, oleaginosas, vinagre de maçã, aspargo, acelga, óleo de coco, couve, brócolis, linhaça, chia, cebola, repolho, espinafre, salmão e sardinha.